ULBRA é sede do primeiro Fórum de Design de Interiores

Profissionais reuniram-se para debater sobre as faces do Design de Interiores
(Reportagem do site da ULBRA, Publicado por admin em 28/04/2010)

Profissionais reuniram-se para debater sobre as faces do Design de Interiores
Profissionais do design de interiores se reuniram na capital do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (27/04), no 1º Fórum de Design de Interiores, realizado pela Associação de Profissionais de Design do Estado (ApDesign). Pelo menos 200 pessoas, entre profissionais e estudantes, estiveram presentes no espaço montado especialmente para o evento no campus da ULBRA, em Porto Alegre.

Roberto Bastos- Ambiente e comunicação
Jamile Torman - O Ambiente pela luz
O profissional Roberto Bastos falou a respeito de Design de Interiores no Ambiente e Comunicação, mostrando diversos cases de sucesso. Já Jamile Torman palestrou sobre o Ambiente pela Luz, explicando que a tecnologia proporcionou a possibilidade de trabalhar o desenho da luz, sem a necessidade da visualização da lâmpada. Segundo a designer até mesmo a luz natural pode servir para a criação de desenhos e nunca pode ser esquecido que os ambientes serão utilizados por pessoas, sendo elas são muito importantes no processo criativo.
Marcelo Gonçalves - Ambiente Efêmero
Após um breve intervalo, foi a vez de Marcelo Gonçalves explicar que o ambiente é efêmero. O profissional, que é formado na ULBRA, mostrou cases de sucesso e falou sobre detalhes que fazem a diferença num ambiente. Lembrou que a maior preocupação deve ser com os fornecedores, prazos e escolhas dos materiais.
Rodolpho Reis - Ambiente Virtual
Outro egresso da ULBRA, Rodolpho Reis, falou sobre seu trabalho no Ambiente Virtual. Lembrou da importância de se ter cuidado na hora de transferir as cores reais para o virtual, pois isso sempre requer um trabalho de equipe e grande dedicação. A maioria dos cases apresentados trataram de temas de outros países e o designer lembrou a importância do respeito pelas características locais, ressaltando que em alguns projetos é necessário inclusive fazer um sobrevôo da área onde será construído o empreendimento.
Quem é Roberto Severo Bastos: bacharel em Design com habilitação em Comunicação Visual, com 22 anos de experiência no mercado, atuando em projetos de estratégia, posicionamento e identidade de marcas e design para construção de ambientes de marca. Já desempenhou a função de diretor do GAD’ Branding & Design e atualmente é sócio-fundador da SCENO Environmental Graphic Design.
Quem é Jamile Tormann: arquiteta, pós-graduada em Iluminação de Design de Interiores e mestre em Arquitetura e Urbanismo. É a autora do livro Caderno de Iluminação: arte e ciência. Tem em seu currículo trabalhos para a Rede Globo, Cia de Dança do Palácio das Artes (MG), diversas companhias de teatro, além de diretores renomados como Wolf Maia e artistas como Ed Motta, Cássia Eller, Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan.
Quem é Marcelo Gonçalves: graduado em Design de Interiores com experiência em diversas mostras de decoração, com destaque para Casa & Cia, Maiora, Saccaro, DOM Studio Casa e Inside. Possui ainda trabalhos publicados em livros e revistas, como Casa & Cia e Atuar.
Quem é Rodolpho dos Santos Reis: graduado em Design de Interiores formado pela ULBRA, e possui certificado internacional da Autodesk em 3D Max. Atua como Associate Production Manager da Neorama, sendo responsável pela gestão da modelagem 3D de cenários digitais para TV e Cinema e empreendimentos imobiliários, tendo participado de projetos para clientes como a TV Globo, Max Haus, Emaat, Aman Resorts, Pelli Clarke Pelli, Prefeitura de São Francisco, dentre outros.

O 1º Fórum de Design de Interiores teve o patrocínio da Ideia Cads, Cinex e ULBRA, e contou ainda com o apoio da Ipog, Centro Universitário Metodista, VCS e Grafiset.


------------------------------------------------------------------------------------------------


Primeira Exposição de design de superfície dos Alunos da ULBRA
A Exposição (2009/01) trouxe trabalhos das duas primeiras turmas depois da inclusão da disciplina de Design de Superfície nas matrizes curriculares dos cursos de bacharelado em Design e de Tecnologia em Design Gráfico, Design de Interiores e Design de Moda da Universidade Luterana do Brasil - Campus Canoas. Esta Mostra foi organizada pela professora Mônica Heydrich.








1 comentários:

Unknown disse...

www.dideia.com

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails